3 de jun. de 2010

Livro de fotografia - uma dica legal

      Estava há tempos cobiçando esse livro, principalmente pela parte que dá dicas sobre como ganhar dinheiro vendendo as fotografias de viagem que se faz (falou em ganhar dinheiro, tem minha atenção, que a coisa tá feia...). Aí esses dias finalmente comprei, depois de um "paitrocínio" (valeu, pai!).
    O livro se chama "Fotografia de Viagem" da editora Lonely Planet (que faz uns guias ótimos, por sinal). É escrito pelo fotógrafo Richard I`Anson e cobre tudo que se pode imaginar, desde que equipamento levar numa viagem, como organizar as fotos, sugestão de temas e como retratá-los, preparação da viagem, roteiro, dicas de segurança, etc, etc, etc. Tem quase 400 páginas, e acho que vou demorar para lê-lo todo porque é o tipo de leitura que vale a pena prestar atenção, ir aprendendo mesmo.
     Além desse livro, a editora ainda tem três outros guias de fotografia: "Fotografia de Viagem - Vida Selvagem" - esse deve ser bastante interessante, eu sempre quis fazer parte da equipe da National Geographic Magazine (sonho, né) - "Fotografia de Pessoas" e "Fotografia de Viagem Urbana". Por mais absurdo que pareça eu não achei se esses livros estão disponíveis em português, e olha que não sou tão taipa para pesquisar, sou até bem boa em obter todo o tipo de informação com o Sr. Google... O que eu comprei está em espanhol,e eu já ví em inglês também, por isso se alguém se interessou vale dar uma ligada pra uma livraria aí no Brasil e ver se eles têm...

   
      Ah, uma coisa legal é que a Lonely Planet também possui uma agência de fotografia, a Lonely Planet Images - http://www.lonelyplanetimages.com/ - que funciona como uma Stock Fotos. Se você for muito bom, mas muito bom mesmo, pode conseguir vender fotos para eles! (Mas muito bom mesmo, porque o banco de imagens deles é sensacional, vale olhar nem que seja para se inspirar antes de sair clicando numa próxima viagem!)

    Fica a dica, depois escrevo sobre outros livros de/com  fotografias legais, assim que conseguir achar uma empresa pra enviar todos os livros que comprei aqui pro Brasil, senão vou pagar um excesso de peso que vai sair mais caro que todos eles juntos... Quem manda ser traça assumida/obsessiva por livros?! Preciso passar longe das livrarias daqui até eu voltar!