10 de ago. de 2010

Moda engajada

   Pra quem acha que o mundo da moda é fútil e superficial (sim, minha mãe pode ser uma dessas...), o genial Steven Meisel, um dos principais contribuidores da Vogue Itália e um dos mais icônicos fotógrafos de moda atuais fotografou recentemente um editorial inspirado no derramamento de óleo do Golfo do México, uma das maiores catástrofes ambientais dos últimos tempos que já causou a morte de milhares de animais e um dano irreparável à natureza, além do prejuízo à milhares de pessoas que fazem do mar sua fonte de renda. 
   As fotos saíram da edição de agosto da Vogue Itália, e são chocantes e inspiradoras ao mesmo tempo. Claro que geraram muita polêmica, porque não se espera isso de um editorial de moda. Junto com a ótima interpretação da modelo americana Kristen McMenamy - porque uma boa modelo é mais do que um rosto bonito, às vezes inclui ser também boa atriz - as fotos de Meisel retratam uma modelo-peixe-foca ensopada em óleo, meio moribunda, usando roupas que provavelmente valem centenas de dólares, num tipo de fotografia esteticamente agressiva que é mais arte que moda, se pensar no que costumamos ter em mente como moda. 
   Para mim o grande valor dessas fotos é a forte crítica político-ambiental que carregam, embora não haja nenhum texto junto, somente os créditos e o título "Oil & Water" (Óleo e Água). Não precisa dizer mais nada, nesse caso, nada mais explícito do que as imagens. Um exemplo do quanto a fotografia pode fazer pelo nosso mundo. Vejam com seus próprios olhos.





















6 de ago. de 2010

Sem título

    Confesso que sou meio retardada quando o assunto é twitter, blogs, postagens, selos, compartilhamento de conteúdo pela internet e etc. Manter um orkut, um facebook, um site, um flickr e um blog, mais um msn que vive  em aparecer offline já me toma tempo suficiente e me impede de fazer coisas mais úteis do meu dia. Ainda assim estão quase todos desatualizados...O que diabos ando fazendo com meus dias?
  
    Bom, o karma segue, o inferno astral fora de hora continua e minha vida anda sem eira nem beira. Quando fico assim atucanada parece que minha cabeça trava e não consigo me organizar pra nada. Não é um bom modo de levar as coisas, admito, e quero mudar, mas por enquanto vou ter que fazer as coisas estilo "baby steps", um passinho de cada vez. Uma coisa que sempre me ajuda é fazer listas, assim tenho algo pra me ajudar a me guiar, e um dos tópicos da lista (não o primeiro, que é arranjar um emprego, porque esse já é mais complicado) era atualizar o blog. Então, aqui estamos.

    Primeiro agradeço aos comentários do post passado, acho mais fácil agradecer por aqui que dentro dos próprios comentários, mas não sei, existe uma netiqueta para isso? Tenho que responder nos respectivos blogs? E se a pessoa tem uma conta pra comentar mas não um blog? Assim que vai aqui mesmo. Obrigada pelo apoio, e um obrigada especial ao Paulo, do blog Bar dos Navegadores, que me indicou para um prêmio (nem sabia que tinha esse tipo de coisa!), então como eu lí as instruções (adoro quando as coisa vêm com manual de instruções, a vida e os homens também deveriam ser assim) eu devo botar o selo do prêmio aqui.


      O segundo passo das instruções era indicar outros blogs. Vergonha, vergonha, eu não tenho o costume de acompanhar muitos blogs da minha área, acompanho blogs de moda (ô futilidade necessária) e de fotos acompanho sites e flickrs, mas não blogs. Tá, as indicações não precisam ser só para blogs da área, imagino, mas ainda assim eu não sei bem quem indicar, minha leitura blogueira não está em dia (ironico, já que a que aqui escreve possui um blog... façam um boicote e não me visitem por um tempo pra ver se aprendo!). Ou melhor, me indiquem bom blogs, não precisa ser só de foto, mas que seja interessante, prometo me esforçar pra ler!

      Ok, agradecimentos feitos, pecados confessados. Bora falar de fotografia. Acho que dá pra perceber que estou bastante coloquial hoje, no modo de escrever, nada de textos bonitos e gramática perfeita, será que porque não tenho nada inteligente e interessante à altura pra dizer? Na verdade queria era comentar uma coisa, tem a ver com fotografia mas tive a idéia na cadeira da sala de espera do dentista (hein?!). Estava olhando uma Istoé Gente edição dos 50 mais sexy, não sei de que ano, e foquei mais na qualidade e estilo das fotos do que nos escolhidos (porque vamos combinar, aquela eleição vence sempre o atual casal galã da novela das 8 do momento). Enfim, fotos no geral sem gracinha, mas aí eu fui pesquisar o que seria um bom ensaio para esse tipo de pauta, sem ser vulgar. Tirando o fato de que o público-alvo e o tipo de pessoa a ser fotografado têm uma grande influência (hello, mulheres-fruta em geral, vocês estão na minha lista negra!), vou citar minhas tops publicações: Vanity Fair, óbvio, revista W, GQ, e às vezes, destacado porque realmente não é sempre, das nacionais, a Vip. Das minhas celebrities favoritas, aquelas que normalmente acertam nos ensaios (acho que nesse caso é uma boa combinação fotógrafo competente + fotografado de bom gosto), cito a Olivia Wilde, a Anne Hathaway, a Scarlet Johansson, Penelope Cruz, das que me vêem à cabeça sem pensar muito. Das nacionais eu gosto muito da Paola Oliveira e da Daniele Suzuki. Homens me parece sempre mais fáceis de fotografar, acho que porque é mais dificil fazer um homem ficar vulgar numa foto, mas também pode ser mais dificil fazê-lo ficar sexy.... A Men`s Health é boa nisso, hehehe. E vocês, o que acham? Eu gostaria de ter a oportunidade de fotografar um celebrity para um trabalho assim! 



Anne Hathaway para Maxim



Olivia Wilde para Flaunt



Eric Dane para Men´s Health ( e que saúde, não?!)



Robert Pattinson para Vanity Fair



Scarlett Johansson (não me lembro para qual publicação...)



E essa de minha autoria! ; p