Ah, como, mas como eu gostaria de estar em Madrid agora! Não pela cidade, pelo clima, pelos museus, mas sim por causa de uma exposição que está sendo inaugurada lá...
"Vanity Fair 100 Years: Master of Photography" reúne mais de cem originais e capas de uma das mais icônicas revistas do século XX, fotos feitas desde sua inauguração, logo após o fim da I Guerra Mundial, até os dias de hoje, sempre contando com os mais consagrados fotógrafos que conhecemos. Na galeria Ivory Press quem tiver a sorte de estar por lá vai encontrar de um time de peso como Man Ray, Bruce Weber, Mario Testino, Patrick Demarchelier, Mark Seliger, Mary Ellen Mark, Snowdon, Cecil Beaton, Sebastião Salgado, Harry Benson, Jonas Karlsson, Robert Mapplethorpe, Helmut Newton e, é claro, Annie Leibowitz, que é responsável por não menos do que 130 capas (!) da Vanity Fair.
Momento curiosidade: Vocês sabiam que a VF (Victoria Fichtner? não, Vanity Fair, temos as mesmas iniciais, que chique!) foi fechada na década de 30, pós crise econômica dos EUA, e só retornou em 1983, quase meio século depois? E que foi em suas páginas que foi publicada a primeira foto colorida em revistas, clicada por Edward Steichen?
A Vanity Fair é e sempre foi referência no que diz respeito à qualidade de suas fotos, na maioria retratos, e ao alto nível de talento de seus fotógrafos. Retratando não somente famosos, atores e atrizes, modelos, diretores, artistas, mas também políticos, enfim, a mais diversificada mostra de pessoas, conquistou seu lugar como uma fonte de inspiração para nós, fotógrafos. Parabéns pelos 100 anos, e aos que não podem voar até Madrid, o jeito é esperar que a exposição chegue ao Brasil (difícil) ou comprar o livro que será lançado com as imagens da mostra (mais provável!).
Fica aí uma provinha de algumas das fotos que estarão na mostra, e o site da revista, que têm muito material para consulta: www.vanityfair.com
Keira Knightley e Scarlett Johansson por Annie Leibovitz
Penélope Cruz e Pedro Almodóvar por Annie Leibovitz (faz parte de uma série de fotos que contam uma história de gangsters, chamada "Killers kill, dead men die" com várias caras conhecidas, muito legal!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário