10 de mar de 2010

Um inovador e refrescante olhar sobre as mulheres

     Uma homenagem levemente atrasada ao dia da mulher... Outro dia estava lendo a Elle espanha e me deparei com uma fotógrafa sensacional. A Elle daqui é muito boa, sempre traz muitas reportagens sobre arte, cultura, viagens, e ainda custa barato (EUR 1,90 ! Por quê as revistas -e os livros- são tão caros no Brasil???). Virei fã, compro todo mês e vou ter que fazer espaço na mala, porque elas com certeza embarcarão comigo para o Brasil.
     Bom, essa fotógrafa canadense radicada em Roma se chama Sheila McKinnon e depois de se formar em história da arte e desenho começou a trabalhar com fotografia de moda. Em 1996 um trabalho a levou a ter contato com o que viria a se tornar sua verdadeira paixão e ponto forte de seu trabalho, diferenciando-a dos demais: captar a vida nos países pobres. Daí surgiu uma exposição itinerante na Itália que atualmente se encontra em Munique - espero que venha para Barcelona!
     O que me impressionou no trabalho de Sheila foi seu olhar sobre essas mulheres que vivem em condições precárias, sob um regime machista e castrador, sem muitas opções na vida a não ser viver o que se espera delas. São as chamadas "Mulheres Invisíveis , que apesar de terem uma vida muito pobre e podada, programada de antemão e controladas pelos homens, sem direito sequer à educação, ainda assim possuem uma energia poderosíssima, uma grande determinação em conseguir sustento, alimentar seus filhos y cuidar dos demais ", diz a fotógrafa. É essa energia, essa beleza que toda mulher tem, não importa a raça, classe ou cultura, que Sheila capta com maestria através de suas lentes. Suas fotos são frescas, alegres, extremamente coloridas e vivas. Ela não mostra a pobreza, a tristeza, a frustração, a injustiça que sempre encontramos quando nos deparamos com fotos desse tema, e sim aquele lado mais especial que essas mulheres possuem, seu valor como ser humano, sua garra, sua beleza toda especial. 
      Posto aqui algumas imagens dessa sensacional mulher, que conseguiu através de suas fotos um ponto de vista tão agradavelmente inovador e pouco visto de um tema tão fotografado. 













(essa é uma das que mais gosto...)

         Site da fotógrafa, imprecindível uma visita:  http://www.sheilamckinnon.com/

      Feliz dia das mulheres para todas nós, sexo "frágil" (quem diz isso nunca aguentou uma cólica menstrual!!!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário