28 de nov. de 2009

IX Premio Grand Marina de Fotografíar


            Me bobeei e perdí a chance de participar desse concurso. Se tivesse participado esta seria uma das fotos que teria inscrito. O tema desse ano foi " Fachadas de Barcelona", e o resultado gerou bastante polêmica quanto à adequação das fotos premiadas ao tema. 
           O edital pedia um "tríptico" (série de três fotos de dimensões e formato idêntico que componham uma só obra). Mas o que despertou o descontentamento entre alguns participantes foi o fato das fotos premiadas não serem exatamente de fachadas, e não cumprirem com a proposta de que o " IX Premio Grand Marina de Fotografía 2009 reconhecerá aquelas séries fotográficas que interpretem com um olhar pessoal, a beleza, elegância ou a ousadía das fachadas de Barcelona, seja em seu conjunto ou nos múltiplos detalhes que nelas se possam encontrar. E a cidade catalana reúne fachadas de diferentes estilos: góticas, neoclásicas, modernistas, futuristas,… todas com seu encanto especial." (texto traduzido do edital)
           Esse concurso tem como lema valorizar o patrimônio arquitetural de Barcelona. Edições passadas tiveram como tema "ruas de Barcelona", "Barcelona, cidade de desenho", "Barcelona naturalmente: paisagens da cidade", "Barcelona e a arte", "Barcelona e Gaudí" e "Barcelona, luzes da cidade". É um prêmio criado pela cadeia de hotéis Eurostar e as fotos ganhadoras, após exposição no lobby do bar são utilizadas na decoração dos quartos, já que o hotel localizado no World Trade Center de Barcelona optou por utilizar a fotografia como principal elementos decorativo de suas habitações. Além disso os premiados recebem troféus e prêmios que vão de 500 a 3000 euros.
          Para quem quiser ver as fotos premiadas esse ano, aqui vai o link: http://blog.eurostarshotels.com/los-ganadores-del-ix-premio-grand-marina-de-fotografia . 


          Por quê eu não participei, por quê!?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário