10 de ago. de 2010

Moda engajada

   Pra quem acha que o mundo da moda é fútil e superficial (sim, minha mãe pode ser uma dessas...), o genial Steven Meisel, um dos principais contribuidores da Vogue Itália e um dos mais icônicos fotógrafos de moda atuais fotografou recentemente um editorial inspirado no derramamento de óleo do Golfo do México, uma das maiores catástrofes ambientais dos últimos tempos que já causou a morte de milhares de animais e um dano irreparável à natureza, além do prejuízo à milhares de pessoas que fazem do mar sua fonte de renda. 
   As fotos saíram da edição de agosto da Vogue Itália, e são chocantes e inspiradoras ao mesmo tempo. Claro que geraram muita polêmica, porque não se espera isso de um editorial de moda. Junto com a ótima interpretação da modelo americana Kristen McMenamy - porque uma boa modelo é mais do que um rosto bonito, às vezes inclui ser também boa atriz - as fotos de Meisel retratam uma modelo-peixe-foca ensopada em óleo, meio moribunda, usando roupas que provavelmente valem centenas de dólares, num tipo de fotografia esteticamente agressiva que é mais arte que moda, se pensar no que costumamos ter em mente como moda. 
   Para mim o grande valor dessas fotos é a forte crítica político-ambiental que carregam, embora não haja nenhum texto junto, somente os créditos e o título "Oil & Water" (Óleo e Água). Não precisa dizer mais nada, nesse caso, nada mais explícito do que as imagens. Um exemplo do quanto a fotografia pode fazer pelo nosso mundo. Vejam com seus próprios olhos.





















Um comentário:

  1. Chocante mesmo. E muito artístico. Mas chocar por chocar não adianta muito neh? Tem que fazer pensar também.

    ResponderExcluir