18 de mai de 2011

Acontece em Porto Alegre - Guy Bourdin!!!

     Ahhh, como eu gosto, como eu fico feliz quando recebemos em nossa cidade alguma mostra assim! Hoje fui ver a exposição "Retrospective Guy Bourdin 2011", na Casa de Cultura Mário Quintana, 6º andar. 
    Copiando o release pra imprensa (que feio, mas to com preguiça de escrever!):

"
A Casa de Cultura Mario Quintana sedia a Réctrospective Guy Bourdin, uma exposição de fotografias de moda, filmes e editoriais em movimento produzidos pelo artista entre 1950 e o início dos anos 1990, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), aberta ao público a partir do dia 13 de maio.

O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Cultura, o MAC-RS e a Oi & Oi Futuro trazem a Porto Alegre a mostra do renomado fotógrafo francês que trabalhou por mais de 30 anos para a Vogue francesa e influenciou gerações de fotógrafos e cineastas. 


Guy Bourdin foi um dos precursores da fotografia no mundo da moda, misturando foto e arte contemporânea. Através de suas técnicas inovadoras e audaciosas, ele criou uma forma de fantasia aliando seu talento estético às situações inesperadas e principalmente ousadas. Utilizando a moda e a fotografia como suas ferramentas, o fotógrafo explora reinos entre o absurdo e a sublimação, tendo como fonte de inspiração o surrealismo e o humor. Guy Bourdin deu um novo sentido à fotografia.
Unindo o olho de um pintor e a liberdade de um fotógrafo, Guy Bourdin criou imagens integrando histórias, composições e cores fascinantes. Suas imagens fazem parte do imaginário coletivo, sempre ligadas aos grandes nomes da moda como Christian Dior ou Charles Jourdan. Seu trabalho nos faz pensar no gênio do cinema Alfred Hitchcock, pois cada uma de suas obras nos permite uma interpretação pessoal. Hoje Guy Bourdin serve como inspiração para grandes nomes da fotografia contemporânea.

A exposição poderá ser visitada nas galerias Xico Stockinger e Sotero Cosme nas segundas-feiras, das 14h às 21h, de terças às sextas, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 12h às 21h."


 Mas é claro que eu ia botar aqui algumas fotinhos, né? Achei a exposição demais! Suas fotos são surrealistas, com um forte apelo fashion, e uma coisa que reparei logo de cara (porque temos essa paixão em comum...), Bourdin é um fetichista por sapatos. São poucas suas fotos que não incluem um par (ou vários) de sandálias lindas e coloridas, nos pés das modelos ou não. Para uma shoeaholic como eu, foi  difícil não se animar! Então, aqui vai uma provinha, não vou por muitas para que vocês sejam obrigados a ir lá ver ao vivo. Porque vale MUITO a pena!!!

Essa é minha preferida, "Umbrellas", queria muito, muito, muito uma ampliação pra pôr na minha parede"

Minha segunda favorita.... linda!












E ainda estão acontecendo diversas atividades legais relativas à mostra! Pena que a de amanhã não terei como ir, mas quem tiver a chance, vai ser bem interessante! 

E, como sempre eu gosto de saber, quem quiser ver mais trabalhos desse genial fotógrafo, esse é o site dele: 

  

Um comentário:

  1. Muito boa esta mostra fotográfica e muito expressivo o trabalho dele!!! concordo com as tuas 2 primeiras favoritas!!!

    ResponderExcluir