3 de mar. de 2010

Milão parte 2 - Tim Walker !!!

      Eu sempre adorei o trabalho do fotógrafo de moda inglês Tim Walker ( http://www.timwalkerphotography.com/ ), figurinha carimbada e habitué dos editoriais da Vogue e dono de um estilo surrealista que mistura fantasia e cenas improváveis com alta moda. E pra mim o fato de uma pessoa aos 25 anos de idade fotografar seu primeiro editorial Vogue, além de trabalhar com Richard Avedon, me dá mais do que motivos pra se tornar uma grande inspiração para mim. Sim, estou "rasgando seda" mas acho que o talento tem que ser reconhecido, e quem ainda não tinha ouvido falar dele, não perca essa chance agora.
     Pois bem, fiquei feliz da vida ao ver que enquanto eu ia estar em Milão estava tendo uma exposição dele em uma galeria de arte, e o melhor, essa era de graça! Óbvio que se tornou uma das paradas mais importantes do meu roteiro. E lá me fui.
     A exposição era na Galleria Carla Sozzani, que fica dentro do 10 Corso Como, um lugar sensacional e dos que mais gostei em Milão. O Corso Como é uma rua, tipo um calçadão, porque é fechada para carros, cheia de lojas legais e restaurantes de ambos os lados, e um dos points da noite de Milão para o pessoal mais "in". Mas o melhor fica no número 10, um antigo prédio industrial hoje transformado num espaço multi-funções que conta com galeria de arte, livraria (voltada à arquitetura, arte, moda e fotografia e que dá vontade de comprar tudo), loja de moda e design, um café/restaurante lindo de morrer com um pátio interno maravilhoso e ainda um hotel super exclusivo. Lá eles aplicam a filosofia "slow shopping" que basicamente é esquecer da vida e perder-se entre as estantes, araras, prateleiras, enquanto toma um café, depois de olhar uma das tantas exposições de alta qualidade que passam por lá. Tudo isso num ambiente integrado no qual se passa de um espaço a outro sem nem se dar conta. Porto Alegre carece de lugares assim, isso é certo... Mas deixando o lado arquiteta de lado e voltando ao Tim Walker, que por sinal segue exposto lá até dia 7 de março, se estiver por lá não perca! 
     Sua mostra começava com a pessoa sendo recepcionada pelo esqueleto gigante e muy simpático da foto abaixo... Isso porque além de fotos o visitante podia ver objetos usados em seus trabalhos, e -devo dizer- eram objetos muito doidos, quem pensa em usar isso numa foto de moda?


"Bem vindos, hahahaha!!!"

     Além do nosso amigo havia também caracóis, que parecem estar muito na moda em Milão no momento (depois mostro o por quê) e não digo como comida... 




     É legal ver de onde surge a inspiração do fotógrafo para as fotos, ainda mais quando estamos falando de trabalhos tão criativos e elaborados como os de Tim Walker, que faz questão de realmente criar os cenários fantásticos de suas fotos e não só usar o photoshop pra isso... Na foto acima temos anotações, imagens de referências, provas de fotos, etc. Um lado bem pessoal de seu trabalho!



Gatos coloridos? Sim, da série "animais pastéis", já vi uma foto que ele fez isso com pombas também... só espero que não vire moda, pobres bichinhos!



"Hasta la vista, baby!!!"

     Uma amostrinha da livraria-delícia que fica ao lado da galeria...


    E, como eu prometí, a razão pela qual os caracóis devem estar na moda em Milão... (minha mãe teria um ataque, o que eu tenho de pavor de barata ela tem de lesmas...)

Fotos da praça na frente do famoso Teatro Scala

2 comentários:

  1. OI Vicky, a partir de hj estarei acompanhando seu blog e adicionando nos que eu recomendo. Grande abraço e sucesso sempre! bjs

    ResponderExcluir
  2. Vicky!
    Também andei por Milão em fevereiro e encontrei esta exposição/instalação de caracóis. Muito instigante, provocativa...

    ResponderExcluir