1 de out. de 2010

Photoshop antes do photoshop!

    Estou fazendo um curso de manipulação de imagens no photoshop, na ESPM. São 4 sábados, então adeus às saídas de sexta por um tempo já que na aula passada, após tentar unir festa + champagne + pouco sono + aula sábado cedo babei na primeira parte da aula toda, só melhorando após o almoço (que vergonha, desculpe professor Diego, prometo me comportar nas próximas aulas!).
    Essa semana estava no facebook, e ele serve pra coisas bem úteis além de fuçar a vida dos outros e se mandar recados. Sou "assinante" da página do The Cool Hunter, uma página sobre várias coisas legais no mundo das artes, design, fotografia, moda, tecnologia etc. Olhando o que tinha de interessante essa semana me deparei com umas fotos do fotógrafo americano Melvin Sokolsky. Nascido em 1938, aos 21 anos (pausa para um: uau!) foi convidado a integrar o time da Harper`s Bazaar devido a sua natureza rebelde e extremamente criativa, que desafiava as mentes da época e quebrava padrões. 
    Qual a relação entre meu curso na ESPM com Melvin Sokolsky? Eu já tinha visto essas fotos que vou pôr aqui, quando fiz um curso de foto de moda no Câmera Viajante. Na ocasião fomos apresentados a vários ótimos exemplos de fotógrafos que até hoje me inspiram e me fazem admirar ainda mais esse ramo da fotografia, mas volto a esse fotógrafo em especial porque as fotos que vou mostrar foram feitas em 1963. Não havia photoshop. Longe disso, não havia nem computadores, que foram criados no final dos anos 70 e com certeza seu primeiros modelos não tinham como intenção de uso a manipulação de imagem. Como foram feitas? Ok, havia manipulação de imagem naquela época, em negativos, que eu não sei como era feito, muito menos essas que vou mostrar. Talvez seja simples até, e nesse ponto admito minha ignorância porque já comecei a trabalhar com fotografia na era digital, mas com certeza não era comum nem cotidiano nem banal. Mas o fato de que de alguma maneira era possível manipular imagens não diminui em nada o impacto dessas fotografias e como elas atiçam nossa curiosidade e desafiam nosso entendimento.  
     É ver para crer. 














     Para quem quiser saber mais: http://www.sokolsky.com/


     Bom final de semana!!! 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Geniais as fotos!
    Lendo teu post pude fazer uma analogia com Alfred Hitchcock que fazia "horrores" em seus filmes com pouco recurso, sem toda a tecnologia que existe hoje para efeitos especiasi e 3D.

    ResponderExcluir