14 de jan. de 2010

Série "Filmes fotográficos" - Vicky Cristina Barcelona

    Resolvi criar uma série de posts sobre filmes que tratem ou tenham a ver com a fotografia e/ou com o mundo dos fotógrafos. Tenho alguns em mente, mas não são muitos, então se vocês tiverem sugestões, por favor me enviem, seria uma ótima contribuição!
    Vou começar com um que só pelo título já tem muito a ver comigo: Vicky Cristina Barcelona, dirigido por Woody Allen, com Javier Barden, Penelope Cruz, Scarlett Johansson e Rebecca Hall, e ambientado em Barcelona. Eu sou Vick e estou em Barcelona, e embora a fotógrafa do filme seja a Cristina, eu me identifico muito com ela em sua busca por auto-conhecimento e descoberta da paixão pela fotografia como algo mais que só um hobby. Além do mais,  Barcelona é uma cidade ótima para se desenvolver a fotografia, há lugares lindos e pessoas interessantíssimas, de todas as idades, etnias e estilos.
    Para quem ainda não assistiu, o filme trata da história de duas amigas americanas que vêm passar férias em Barcelona. Vicky (pensa que) sabe muito bem o que quer da vida, vem estudar a cultura catalã para terminar seu master e está noiva. Já Cristina tinha acabado de terminar um namoro, dirigido e atuado num filme que ela agora odeia e se sente um pouco incompreendida e perdida, como uma pessoa que sabe que tem um grande potencial criativo mas não sabe como expressar-se. É aí que ela encontra a fotografia como forma de expressão e de satisfação pessoal, e nesse ponto o filme podia ser quase auto-biográfico, pois eu também comecei a fotografar num período de crise existencial e buscando uma forma de expressar meus sentimentos. Algumas pessoas pintam, outras compõem, os fotógrafos tiram fotos numa busca por transmitir em uma imagem sentimentos que não conseguem expressar por si mesmos. A fotografia pode ser uma grande arma na busca do auto-conhecimento, além de um estilo de vida. 
    Claro que o filme também enfoca outras coisas, ambas as amigas se envolvem com um artista plástico espanhol, sedutor e ainda ligado à sua ex-mulher linda e emocionalmente instável... mas eu não vou contar todo o filme, o melhor é assistir-lo! 



  Penélope Cruz e Scarlett Johansson em uma cena do filme 


      Minha intenção aqui não é escrever uma crítica sobre o filme, até porque nesse ponto sou completamente leiga, não entendo de cinema e só posso julgar pelo meu gosto pessoal. Mas seria interessante sugerir filmes que mostrem a fotografia, ou a vida de fotógrafos, e quem sabe, debatermos um pouco sobre essas idéias. Por isso peço a participação de vocês: comentem, opinem, dêem sugestões, com certeza serão muito bem vindas! Um feedback é sempre uma boa, ao menos para dizerem se estão gostando do blog ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário