15 de jan. de 2010

A vida imita a arte, e a ilustração imita a fotografia!

     Pesquisando sobre um ilustrador que eu gosto muito, o britânico Jason Brooks (www.jason-brooks.com) descobrí uma ilustração recente dele que na hora ativou a minha memória. É um desenho feito para a capa de um cd do selo de música eletrônica Hed Kandi - muito bom por sinal. Brooks trabalha com a Hed Kandi há anos, e na verdade eu descobrí a gravadora porque me encantei pela ilustração na capa do cd. Seus desenhos são inconfudíveis e exaustivamente copiados, e seu estilo se tornou uma inspiração para milhares de ilustradores digitais. O desenho em questão vale um post por ser claramente inspirado em uma foto da Gisele Bundchen, fotografada pelo mestre Mario Testino para a capa da Vanity Fair de setembro de 2007. Eu não conseguí a ilustração em tamanho maior, mas acho que vocês podem perceber as semelhanças...


 - capa da Vanity Fair... - 



- ... e a ilustração de Jason Brooks! -

     Fiquei curiosa sobre o assunto, foi surpreendente descobrir que até mesmo um gênio da ilustração como Jason Brooks  busca inspiração em algum lugar... (nesse caso, quase um plágio!). Tentando descobrir se havia mais algum desenho dele inspirado em foto real, descubro um anúncio de uma empresa americana de cosméticos, a Jergens, não muito conhecida no Brasil. Bingo!!! Mais uma referência claríssima!



- a campanha da Jergens... - 



- ... e a ilustração, mais uma vez para Hed Kandi! -

      Não sei se é a Hed Kandi que encomenda e sugere o lay-out, ou se é o próprio Jason Brooks que tem as idéias, nem se há outros desenhos inspirados em fotos, mas o fato é que não me sentirei mais culpada e achando que sou uma fotógrafa sem criatividade por buscar fotos como referências para meu próprio trabalho, principalmente retratos, que não são meu forte... Claro que não tão descaradamente!!! Ainda assim continuo adorando o trabalho desse ilustrador, e desejando ter toda a coleção dos cds maravilhosos da Hed Kandi!

Um comentário:

  1. Vick, também me sinto leve e inocente agora! hehe! É como diz o clássico ditado: "na vida nada se cria, tudo se copia"! Se teu forte não é retrato, espia o site do Everton Rosa...o cara faz fotos da série "fotos que eu gostaria de ter feito", é de uma sensibilidade extrema e faz cada ensaio de babar! E ele é gente daqui, da nossa terra. Beijos, Aline Camargo.

    ResponderExcluir