30 de jan. de 2010

Paris, cité de la photographie!!! - Parte 3

     Finalmente o último post da saga Paris. Deixei para depois porque assim sou obrigada a revisitar as fotos e relembrar a viagem... Agora, matar a saudade, só voltando mesmo!
  Uma coisa que adorei em Paris é que a fotografia está em todo lugar. E não digo só porque não importa para onde olhes, vai ter alguém com uma câmera na mão. Paris valoriza a fotografia como nenhuma outra cidade, que eu saiba (ok, eu não conheço todas as cidades, então posso estar falando besteira, mas essa foi a impressão que tive). Aliás, isso não é só Paris, os franceses possuem uma cultura fotográfica sensacional, algumas das melhores escolas de fotografia do mundo estão na França e a cidade de Arles tem um festival anual de fotografia que recebe apaixonados e fotógrafos do mundo inteiro (depois faço um post sobre isso, se Deus quiser, direto de Arles). 
   Caminhando por Paris, nos lugares menos esperados me deparava com exposições de fotografia. Ao ar livre, numa grade, numa loja, queria muito ter passado mais tempo para explorar mais esse lado criativo e maravilhoso da cidade. É realmente uma surpresa deliciosa e um exemplo de que a fotografia pode e deve estar mais acessível a todos. Há tantos fotógrafos talentosos por aí dos quais não temos conhecimento! Se ensina sobre arte nas escolas e faculdades, mas de fotografia não se fala. Por quê? Por que não disponiblizar ao cidadão que sai todo dia de casa para trabalhar uma mostra de fotografia nas paredes do metrô? Por que não tirar as fotografias das galerias e workshops e trazê-las para as ruas, para o cotidiano, para a vida diária e assim criarmos a cultura da fotografia, afinal quase todos possuem uma câmera em casa, nem que seja para fotografar o aniversário do filho e as férias de família. Já quantos possuem um cavalete, pincéis e tintas? A fotografia conquista pessoas de todas as raças, idades e classes econômicas. A fotografia não discrimina. E eu tive a prova mais que concreta disso ao ver que o tipo de pessoas que paravma para olhar as mostras de foto espalhadas por Paris não poderia ser mais diversificado!

   Aqui uma mostra das exposições de fotografia que encontrei pelo caminho:

- Em Bercy Village - 

   Em Bercy Village estava tendo a mostra "Instants Merveilleux en Savoie Mont Blanc", com 47 fotos de quatro grandes fotógrafos de natureza : Eric Anglade, Antoine Berger, Didier Givois e Gilles Lansard. Depois buscando mais sobre o assunto descobrí que lá é costume fazerem exibições de fotos. Pra quem não conhece, Bercy Village é uma área de antigos armazéns que eram utilizados para armazenar vinho e que foram restaurados, abrigando hoje em dia ótimos bares, restaurantes e lojas. Menos turístico que o resto de Paris, é uma ótima opção para jantar ou só tomar um drink! 


        - grade dos Jardins de Luxemburgo - 





  Infelizmente a pateta aqui não anotou na hora o nome da exposição nem do fotógrafo... que lapso terrível! Mas essas fotos estavam expostas ao ar livre, na parte exterior das grades dos Jardins de Luxemburgo, havia muitas, acho que em torno de 60 imagens. Eu estava com as minhas amigas nessa hora, deixei pra buscar os dados depois... e não encontrei na internet! Perdão por isso, caros leitores. Mas na próxima vez que alguém vá a Paris, além de museus e monumentos, preste atenção nos lugares menos esperados... eles guardam as melhores surpresas!

2 comentários:

  1. Olá Vick

    Será que existe uma cidade mais fotografada que Paris? Sua Barcelona é maravilhosa!!!
    Fiquei muito feliz com sua visita. Já estou te seguindo.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Vick!
    Agora cheguei no blog. Muuuuito bacana.Fotografia é uma área de tenho contato profissionalmente, mas não pratico.Essa tua ideia de juntar estudo com a cidade é muito legal.Parabéns!

    ResponderExcluir